quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Deputados José Riva e João Malheiros derrotam poder de fogo do prefeito Wilson Santos (líder máximo do PSDB no Estado) e conselheiro Humberto Bosaipo (manda-chuva no Tribunal de Contas/MT e padrinho de vereadora candidata a Presidência da Câmara de Cuiabá: DEUCIMAR VENCE LUECY POR 10 a 8!!!!
















Deucimar Silva é eleito o novo presidente da Câmara Municipal
O vereador Deucimar Silva (PP) foi eleito, na tarde desta quinta-feira (1º), presidente da Câmara Municipal de Cuiabá para o biência 2009/2010.Deucimar obteve 10 votos, contra oito da tucana Lueci Ramos, que tinha o apoio de Lutero Ponce (PMDB), atual presidente, e de parte da bancada de sustentação do prefeito Wilson Santos (PSDB).O vereador Lúdio Cabral (PT), apesar do assédio, se absteve no processo de votação Votaram em Deucimar: Adevair Cabral (PDT), Toninho de Souza (PDT), Clovito Hugueney (PTB), Everton Pop (PP), Ivan Evangelista (PPS), Leve Levi (PP), Pastor Washington (PRB), Ralf Leite (PRTB) e Domingos Sávio (PMDB).Lueci Ramos obteve os votos de Lutero Ponce (PMDB), Francisco Vuolo (PR), Edivá Alves (PSDB), Néviton Fagundes (PRTB), Chico 2000 (PR), Paulo Borges (PSDB) e Antonio Fernandes (PSDB).A votação para a escolha da nova Mesa Diretora foi aberta e, ao anunciar seu voto, o vereador Lutero Ponce, que apoiou Lueci Ramos, anunciou que votava na Chapa1. Na verdade, a chapa da tucana era a 2. O ato falho do ainda presidente do Legislativo mereceu vaias por parte dos seus adversários.Para analistas políticos, a vitória de Deucimar Silva, na pratíca, reflete a importância da articulação política do atual primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, José Riva (PP). Foi a partir de uma conversa com o vereador, por sinal, que o presidente eleito da Câmara saiu convicto de seria o vitorioso na disputa pela Mesa Diretora. A experiência do futuro presidente da Assembléia (ele assume a função no dia 2 de fevereiro), conforme os analistas, pesou muito no sucesso da empreitada de Deucimar, que ainda teve o respaldo do deputado estadual João Malheiros (PR), cujo sobrinho, vereador Clovito Hugueney (PTB), uniu esforços para formar o Grupo dos 10 e foi eleito primeiro-secretário da Câmara Municipal.

Vitória de Deucimar é primeira derrota de Wilson Santos
A vitória da chapa do vereador Deucimar Silva (PP) na eleição da Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá pode ser considerada a primeira derrota política do segundo mandato do prefeito Wilson Santos (PSDB). Ao contrário do que tentou alardear pelos quatro cantos, Santos participou ativamente das articulações para a disputa. Conversou com vereadores, tentou emplacar Edivá Alves (PSDB), seu líder, como candidato de consenso, sofreu pressão do conselheiro Humberto Bosaipo, do Tribunal de Contas do Estado, padrinho político de Lueci Ramos (PSDB). Mas, Santos acabou perdendo o controle e foi atropelado pela experiência dos deputados José Riva (PP) e João Malheiros (PR), fundamentais para o sucesso de Deucimar e Clovito Huguenei (PTB), eleito primeiro-secretário do Legislativo Municipal.Outro fator de desgaste de Wilson Santos poderá se concretizar, se o conselheiro Bosaipo cumprir o que sustentou nos bastidores, pressionando o prefeito tucano e mandando indiretas - às vezes, diretas mesmo - de que poderia complicar a análise das contas de Santos no TCE. Bosaipo é relator das contas da Prefeitura tucanaO denominado "Grupo dos Dez" não só confirmou a expectativa de que marcharia unido, como divulgado por Malheiros, por meio de uma foto na sala de sua residência, mas, provavelmente, continuará a votar em bloco em questões fundamentais para a gestão de Cuiabá. Nesse sentido, e já de olho no processo eleitoral de 2010, o prefeito Wilson Santos, virtual candidato ao Governo, pode se preparar para votações complicadas e embates políticos nos próximos dois anos.Os vereadores que formam o Grupo dos Dez são: Deucimar Silva (PP), Clovito Hugueney (PTB), Everton Pop (PP), Adevair Cabral (PDT), Ralf Leite (PRTB), Ivan Evangelista (PPS), Leve Levi (PP), Pastor Washington (PRB) e Domingos Sávio (PMDB).

Fonte: MIDIANEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário