quinta-feira, 12 de março de 2009

As Quentes

Sérgio Ricardo recebe reivindicações de vereadores de Aripuanã

Cumprindo uma extensa agenda nesta semana, o 1ª secretário da AL/MT, deputado Sérgio Ricardo, recebeu nesta quinta-feira a visita de vereadores do Nortão do Estado

JAIME NETOAssessoria da 1ª Secretaria
Com uma extensa agenda nesta semana, o 1ª secretário da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR) recebeu em seu gabinete na manhã desta quinta-feira (05/03) dois vereadores de Aripuanã (976 Km de Cuiabá na região Norte). Representantes de um município distante da Capital, os parlamentares buscaram estreitar as relações políticas com o deputado.
"Vamos firmar uma parceria política com o deputado que é do meu partido para que a gente tenha um defensor de Aripuanã aqui na Assembléia", afirmou o vereador em segundo mandato, Jonas Canarinho (PR). Ele trouxe ao deputado reivindicações para asfaltamento na cidade e apoio a ações ambientais. "Além das questões de infraestrutura urbana procuramos do deputado apoio, por exemplo, para a implantação de um projeto de piscicultura e reciclagem dos resíduos do setor madeireiro, carro-chefe da economia no município", alegou.
Já o vereador em seu primeiro mandato, Baiano da Consilvan (PR), solicitou apoio para a regulamentação fundiária do assentamento distante 80 Km da sede do município onde moram cerca de 6 mil pessoas. "Não há escritura o que tornam as coisas muito difíceis, principalmente, na busca de recursos", avaliou.
Sérgio Ricardo fez questão de elogiar a disposição dos vereadores em sair de tão longe para buscar apoio ao município. O deputado prometeu agendar com o secretário estadual de Industria e Comércio, Pedro Nadaf, uma reunião para tratar da destinação de resíduos do setor madeireiro. "Em Aripuanã há cerca de 50 madeireiras e precisamos de uma ação concreta para evitar maiores danos ambientais".
O parlamentar acionou a sua assessoria para verificar também o que é possível ser feito no sentido de reverter ao município parte dos recursos destinados ao estado por conta da existência de uma usina na cidade. "Os recursos pagos ao governo pela construtora da usina referente ao impacto ambiental não chegam ao município. Pretendo criar um projeto de lei obrigando o estado a repassar aos municípios uma parte deste recurso", disse Sérgio Ricardo que irá agendar uma data para a implementação do projeto Natureza Viva de soltura de peixes no rio Aripuanã.
Sérgio Ricardo recebe vereadores de Vila Bela da Santíssima Trindade
O 1° secretário da AL/MT, deputado Sérgio Ricardo, recebeu em audiência todos os vereadores de Vila Bela da Santíssima Trindade que vieram buscar recursos para o município
JAIME NETOAssessoria da 1ª Secretaria
Todos os nove vereadores da Câmara Municipal de Vila Bela da Santíssima Trindade (562 Km de Cuiabá na região Oeste) estiveram na manhã desta quinta-feira (05/03) em audiência com o 1° secretário da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR).
A caravana fez três reivindicações ao parlamentar: recursos para pavimentação e uma agência dos Correios para o bairro Jardim Aeroporto e uma ambulância. De acordo com o presidente da Câmara Municipal, vereador Clésio Freire (PP), o setor de saúde tem enfrentado uma série de problemas e o mais emergencial está na precariedade das atuais três ambulâncias que servem ao município. "Se tivermos que transportar um paciente para uma cidade maior não há condições", relatou.
A 1ª secretária da Câmara Municipal, vereadora Janine Veloso Silva (PR), moradora do Jardim Aeroporto, afirmou que o seu bairro, o maior da cidade, necessita muito de asfalto. O ofício da Câmara endereçado ao deputado Sérgio Ricardo foi assinado pelos nove vereadores solicitando recursos de R$ 150 mil para a pavimentação das ruas José Pereira da Silva e Pedro Caetano Delabenetta. "Saio muito confiante deste encontro", frisou a vereadora.
Sérgio Ricardo parabenizou a atuação dos vereadores que em caravana têm buscado benefícios para a cidade. "Vila Bela é a primeira capital de Mato Grosso e que precisa muito de ajuda. Vou destinar recurso de minha emenda parlamentar para a solicitação de asfalto e farei as indicações para a doação de uma ambulância e o posto dos Correios", ressaltou o deputado.
O parlamentar anunciou também que a partir deste mês dará início às viagens por todo Mato Grosso pelo projeto Gabinete Itinerante Estadual. "Faço este trabalho na Baixada Cuiabana e vou estendê-lo a todo estado. Com um ônibus vou visitar os municípios buscando maior integração com a população e este mês vou iniciar o projeto com viagens as cidades da Grande Cáceres".
Participaram da audiências os seguintes vereadores: Clésio Freire, Janine Veloso Silva, Antonio Coelho Filho, Orlando Cezar dos Santos, Onório Duran, Flávio de Souza, Adair Oliveira de Moraes, Orcírio Pleutin e Edclay Coelho.
Sérgio Ricardo recebe reivindicações do prefeito de Araputanga
Prefeitos da região Oeste têm buscado apoio do deputado Sérgio Ricardo
JAIME NETOAssessoria da 1ª Secretaria
O 1° secretário da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), recebeu em audiência no seu gabinete o prefeito de Araputanga (371 Km de Cuiabá na região Oeste), Vano José Batista (PP). Das reivindicações solicitadas a mais importante é o apoio para as obras de pavimentação na cidade.
"Em todas as pesquisas que fizemos 70% dos moradores cobram mais asfalto. Estou aqui pedindo apoio do deputado que sempre nos recebeu muito bem e é um amigo do município", afirmou Vano Batista. O deputado Sérgio Ricardo informou que vai fazer indicações ao Governo do Estado e destinar parte de sua emenda parlamentar para as obras de pavimentação.
"Araputanga é uma cidade que tenho um convívio permanente e vamos sempre ajudar o município que como as demais cidades da região buscam investimentos, principalmente, no setor de infraestrutura", ressaltou o deputado. O prefeito aproveitou a audiência para solicitar ainda apoio para destinação de uma ambulância, equipamentos para centro de saúde e um ônibus escolar.
SEGURANÇA PÚBLICA - Atendendo também uma solicitação do prefeito, o deputado Sérgio Ricardo tem buscado melhorias na área de segurança ao município. O parlamentar requereu do comando da Polícia Militar o envio a Araputanga de duas viaturas da PM.
O secretário adjunto de Segurança Pública, Antonio Roberto Monteiro de Moraes, informou que no momento a PM não dispõe de veículo novo para ser colocado a disposição. Porém, por meio de ofício, a secretaria informou estar aguardando o processo de locação de viaturas que será realizado pelo Governo do Estado. Contudo, dada à urgência do pedido do deputado Sérgio Ricardo, a Polícia Militar irá remanejar duas motocicletas Honda Tornado para atender parcialmente a necessidade do município.


França requer audiência para debater segurança pública em MT

"A Assembleia Legislativa nunca se furtou em defender melhores salários aos profissionais do setor e que merece o melhor tratamento possível", lembrou
ERNANDA BORGESSecretaria de Comunicação
O deputado Roberto França (sem partido), tendo em vista a crescente onda de assaltos e violência geral, dos últimos tempos, quer ampliar a discussão sobre segurança oferecida à sociedade mato-grossense.
Para isso, França entregou à Mesa Diretora um requerimento para realização com data e horário a serem definidos, de uma audiência pública para debater a segurança pública em toda sua esfera regional. O parlamentar lembrou sobre o seminário que ocorreu sob sua solicitação, para debater o tema, e que contou com a presença de sociólogos, analistas sociais e profissionais ligados ao setor de todo Brasil.
“É um setor tão importante quanto à saúde, educação, moradia. Estamos reféns, trancados dentro de casa e não podemos admitir isso. A bandeira da segurança pública é levantada por toda sociedade; sociedade essa que clama por melhorias”, declarou, lembrando que a Assembleia Legislativa nunca se furtou em defender melhores salários aos profissionais do setor e que merece o melhor tratamento possível.


Atenção prefeitos: AMM abre inscrições para quinta turma do curso de Licitação

Para atender a grande procura das prefeituras pelo curso de Licitação e Formação de Pregoeiro, a Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM abriu inscrições para a quinta turma, que será capacitada de 27 a 30 de abril de 2009.
A capacitação é teórica e prática, incluindo simulação de elaboração de edital, exercícios práticos sobre habilitação, julgamento de propostas, análise de recursos, elaboração de atas, entre outros procedimentos.
O presidente da AMM, Pedro Ferreira de Souza, destacou a importância dos servidores municipais participarem do curso, pois os municípios precisam ter comissões de licitação bem preparadas para conduzir os trabalhos relacionados ao setor. Ferreira destaca que a impossibilidade de firmar convênios com o Estado e a União é uma das penalidades que podem ser aplicadas à prefeitura que tem problemas relacionados à licitação.
O coordenador jurídico da AMM, Nestor Fernandes Fidelis, e o consultor da CNM, Thiago Santos Rocha, serão os instrutores das três primeiras turmas. A quarta e a quinta turmas serão ministradas pela representante da Secretaria de Estado de Administração, Adriana Delamônica e pelo coordenador jurídico da AMM.
O público-alvo são servidores públicos que trabalham direta ou indiretamente com licitações e servidores que irão desempenhar a função de pregoeiro nas prefeituras associadas. Serão promovidas cinco turmas, de acordo com o seguinte cronograma: a primeira, de 02 a 06 de março; a segunda, de 09 a 13 de março; a terceira turma, de 16 a 20 de março, a quarta, de 23 a 27 de março e a quinta, de 27 a 30 de abril.
A AMM abriu, em fevereiro, o calendário de cursos 2009 visando preparar as equipes técnicas dos novos gestores que assumiram o comando das prefeituras em janeiro.
O calendário teve início com a capacitação sobre Gestão de Convênios, que será regionalizada, de acordo com divisão utilizada pela Secretaria de Estado de Planejamento - Seplan. O treinamento das duas primeiras turmas foi realizado em Cuiabá, sendo a primeira no período de 09 a 11 de fevereiro; e a segunda de 16 a 18 de fevereiro. A terceira turma será qualificada em Sinop, de 09 a 11 de março e o quarto grupo, em Barra do Garças, de 16 a 18 de março. A capacitação será em período integral (oito horas diárias), totalizando carga horária de 24 horas/aula.
O público-alvo são os servidores dos municípios que atuam nas áreas de convênios, prestação de contas, área técnica (execução), área orçamentária e financeira, especialmente aqueles que se encontram no nível de execução e que necessitam estar constantemente atualizados em relação às mais recentes alterações ocorridas na legislação federal e estadual que rege a matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário